O País – A verdade como notícia

Abdenico Mashaba e Eugénia Eugénio conquistam corrida Stélio Craveirinha

O Governo do Distrito de Marracuene, em coordenação com a Secretaria de Estado do Desporto e a Betway, promoveram no passado sábado diversas actividades desportivas como forma de homenagear Stélio Craveirinha, antigo atleta que perdeu a vida em Outubro passado vítima de doença, que projectou o atletismo nacional, tendo sido uma das figuras preponderantes na descoberta do talento de Maria de Lurdes Mutola, campeã Olímpica e mundial.

Uma das actividades que teve lugar nas artérias do distrito de Marracuene foi o atletismo, modalidade de inspirou e elevou Stélio Craveirinha, com provas divididas em classes, nomeadamente um percurso de 15km para federados e 5 a 10Km para populares, com partida entre Zimpeto e Marracuene.

Na prova de federados, Abdenico Mashaba voltou a se evidenciar em provas de fundo, desta vez chamando a si a vitória, com o tempo de 54 minutos, 52 segundos e 42 centésimos, deixando para trás Príncipe Ndlovo, que terminou com 56:59:34. Já Donaldo Machava, outro fundista que tem estado no pódio nestas provas, terminou na terceira posição, cortando a meta com quase três minutos de atraso em relação ao vencedor.

Na prova feminina, em federados, Eugénia Eugénio ficou com o primeiro prémio, relegando Zeferina Marinho ao segundo posto e Teresa Ernesto a fechar o pódio.

Para esta classe, a premiação foi de 15 mil meticais para os vencedores, 5 mil e 2.5 mil para as restantes posições, para além de troféus, em ambos os sexos.

Já para a classe de populares, onde a premiação era de troféus para os três primeiros classificados, para além de 5 mil meticais para os vencedores, 2.5 mil meticais para os segundos e 1.5 mil meticais para os terceiros classificados, a prova foi conquistada por Samuel Savanguane, em masculinos, e Atália António, em femininos. Já Egas Lourenço e Letícia Estevão, em ambos os sexos, terminaram na segunda posição, fechando o pódio Nelito Saene, em masculinos, e Jéssica Paulo, em femininos.

Além da homenagem ao Stélio Craveirinha em atletismo, as modalidades desportivas foram ainda marcadas canoagem, patinagem, exibição de motoqueiros, drift e spinning.

O Administrador do distrito de Marracuene, Shaffee Sidat, reconheceu a importância do desporto no desenvolvimento social, tendo destacado o bom relacionamento com os diversos segmentos que estiveram por detrás desta iniciativa, aos quais agradeceu por terem se juntado na organização. ”Queremos agradecer aos nossos parceiros, sem eles esta iniciativa não seria possível. Temos excelentes relações com a Secretaria do Estado do Desporto, que sempre abraça-nos. O nosso papel é trazer novos talentos do desporto em várias modalidades, o exemplo de hoje, de termos uma menina que nos competiu como popular mas venceu a todos os federados e já estamos em contacto com a Federação de Atletismo para que ela possa brilhar”, prometeu Sidat.

Já o Director Geral da Betway Moçambique, Jonas Alberto, falou do apoio que a empresa que dirige tem prestado ao desporto moçambicano, realçando que resulta do seu compromisso de responsabilidade social em toda as comunidades em que a marca está presente. “Queremos fazer parte do desenvolvimento do país, por isso apoiamos continuamente o desporto, por forma a contribuir na ocupação salutar dos jovens”, frisou Jonas Alberto, presente na jornada desportiva do passado sábado.

Para o Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, a sinergia criada para fazer o evento acontecer, é um exemplo de que todas entidades devem seguir para fazer o movimento desportivo despertar da melhor forma, depois de um longo período de restrições, derivadas da pandemia do novo Coronavírus que afectou o desporto em toda parte do mundo.

Aliás, por conta da pandemia, a tradicional corrida São Silvestre não terá lugar este ano.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos