O País – A verdade como notícia

A vez do Barcelona e Porto na Liga Europa

Fotos: UEFA

O FC Porto recebe a Lázio e o Sporting de Braga defronta fora o Sheriff, com o Barça – Nápoles a fazer lembrar Maradona. São alguns dos jogos desta quinta-feira da Liga Europa.

O encontro entre Barcelona e Nápoles, numa espécie de dérbi a lembrar Maradona, merece um destaque entre os oito embates da primeira mão do “play-off”, mas há outros motivos de interesse, a começar pelo FC Porto – Lazio e pelo Sheriff – Braga.

BARCELONA EM BUSCA DE UM TROFÉU QUE AINDA NÃO TEM

A passagem do Barcelona para a Liga Europa deu que falar. A formação orientada por Xavi Hernández há muito que não está habituada a andar por esta competição e viu calhar-lhe em sorte no “play-off” o Nápoles. Mas esta presença do Barcelona na Liga Europa tem um aliciante: é que o conjunto catalão, cinco vezes campeão europeu, antigo vencedor da Taça dos Vencedores das Taças e quatro vezes vencedor da Supertaça Europeia da UEFA nunca conquistou a Taça UEFA/UEFA Europa, embora tenha vencido a competição antecessora, a Taça das Cidades com Feira, que não era organizada pela UEFA.

O Barcelona está, contudo, longe de ser o único clube com troféus europeus entre as 16 envolvidas neste “play-off”: delas, apenas Atalanta, Braga, Dínamo Zagreb, Leipzig, Olympiacos, Real Betis, Real Sociedad e Sheriff nunca conquistaram qualquer competição continental. As restantes têm, entre si, oito títulos de campeão europeu, dez Taças UEFA/UEFA Europa Leagues, sete Taças dos Vencedores das Taças e nove Supertaças europeias.

HAALAND DE VOLTA ÀS RAÍZES

Erling Haaland não estará certamente feliz por ter visto fugir um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões Europeus, mas pode pelo menos fazer uma viagem emocionante pela memória ao regressar à competição onde fez as suas primeiras aparições nas competições europeias, marcando quatro golos em cinco jogos, então com 17 anos, pelo Molde em 2018/19.

Pela frente, Haaland e o seu Dortmund terão o Rangers, que deve ter em conta de que Haaland já marcou contra adversários escoceses nesta competição: duas vezes na vitória por 3-0 sobre o Hibernian, de Edimburgo, numa terceira pré-eliminatória, em Agosto de 2018. De referir ainda que todos os quatro golos que o jovem avançado norueguês leva nesta competição foram marcados em casa.

SHERIFF TESTA UM BRAGA SEM GALENO

O campeão moldavo, Sheriff, já deixou sua marca no futebol europeu nesta temporada, iniciando sua primeira campanha na Liga dos Campeões com uma vitória por 2-0 sobre o Shakhtar Donetsk antes de ainda mais sensacional triunfo por 2-1 no terreno do Real Madrid.

A equipa de Tiraspol não conseguiu apurar-se para a fase seguinte da liga milionária, mas teve o enorme prémio de consolação de estar pela primeira vez nas competições europeias depois do Natal. Pela frente terá agora o Braga, finalista vencido da prova em 2010/11. “Há um grande desejo de seguir em frente”, disse o treinador ucraniano do Sheriff, Yuriy Vernydub. “Vamos preparar-nos com seriedade e queremos abordar os jogos da melhor forma possível”, concluiu.

O Braga, por seu lado, já não poderá contar com aquele que é um dos melhores marcadores da prova até ao momento, Galeno. Mas isto não quer dizer que o brasileiro esteja fora da competição, para mal dos pecados da Lázio. É que Galeno, que leva seis golos em seis jogos na prova esta época, mudou-se para a outra equipa portuguesa que vai estar em cena neste “play-off”, o Porto, com os “dragões” a medirem forças com a turma da capital italiana.

O Porto parece não estar muito habituado a esta competição, mas o desejo é salvar a honra europeia, conquistando esta prova e erguendo um troféu que não chega às suas vitrinas há mais de 10 anos.

 

Quinta-feira, 17 de Fevereiro

19h45
Barcelona (ESP) – Nápoles (ITA)

Zenit (RUS) – Real Betis (ESP)

Dortmund (GER) – Rangers (SCO)

Sheriff (MDA) – Braga (POR)

 

22h00
Sevilha (ESP) – Dinamo Zagreb (CRO)

Atalanta (ITA) – Olympiacos (GRE)

Leipzig (GER) – Real Sociedad (ESP)

Porto (POR) -Lazio (ITA)

LIGA CONFERÊNCIA: O QUE ESPERAR DA PRIMEIRA MÃO DO “PLAY-OFF”

A final da edição inaugural da Liga Conferência começa a ficar à vista com o início do “play-off” da fase a eliminar. Será que a velha guarda irá dominar as últimas rondas da nova competição ou as equipas menos famosas estarão à altura da ocasião?

CELTIC AVISADO DO PERIGO NORUEGUÊS

Situado no Círculo Polar Ártico, o Bodø/Glimt teve preocupações de Inverno muito diferentes da equipa que visita, o Celtic, vencedor da Taça dos Campeões de 1966/67. Os campeões noruegueses chegam a Parkhead sem jogarem qualquer partida oficial desde Dezembro, mas os ecos da sensacional vitória por 6-1 sobre a Roma de José Mourinho na fase de grupos captaram a atenção de todos. Por isso, todo o cuidado é pouco para a equipa onde tem brilhado o extremo português Jota.

ANTIGOS CAMPEÕES EUROPEUS PROCURAM NOVO ÂNIMO

Outros dois antigos campeões europeus chegaram também ao “play-off” da fase a eliminar. O PSV Eindhoven recebe o Maccabi Telavive na esperança de ser a primeira equipa a conquistar os três principais troféus de clubes da UEFA. Tendo ganho a Taça UEFA em 1978 e Taça dos Campeões em 1988, o clube 24 vezes campeão dos Países Baixos aponta agora à final da Liga Conferência.

O mesmo se aplica ao Marselha – vencedor da edição inaugural da Liga dos Campeões em 1992/93 –, mas o seu oponente, o Qarabağ, do Azerbaijão, não tem nada a perder e tudo a ganhar.

RANDERS TESTA FAVORITOS DO LEICESTER

O Leicester causou uma das maiores surpresas do futebol moderno quando conquistou o título da Premier League em 2015/16, mas parece um clube gigante para o Randers – o seu adversário dinamarquês e também vencedor da taça nacional. “As nossas hipóteses são mínimas”, admitiu o treinador Thomas Thomasberg após o sorteio.

O Randers viaja até Inglaterra à procura de causar problemas ao compatriota Kasper Schmeichel. “É bom ter sido sorteado contra um clube conhecido com o guarda-redes da selecção dinamarquesa”, acrescentou Thomasberg. “Mostrámos que podemos defrontar uma equipa como esta.”

Os jogos também têm lugar esta quinta-feira.

QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO

19h45
Fenerbahçe (TUR) – Slavia Praga (CZE)

Midtjylland (DEN) – PAOK (GRE)

PSV Eindhoven (NED) – Maccabi Tel-Aviv (ISR)

Rapid Viena (AUT) – Vitesse (NED)

 

22h00
Marselha (FRA) – Qarabağ (AZE)

Leicester City (ENG) – Randers (DEN)

Celtic (SCO) – Bodø/Glimt (NOR)

Sparta Praga (CZE) – Partizan (SRB)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos