O País – A verdade como notícia

A segurança é fundamental para o sucesso do Comércio Electrónico

A quarta edição da MozTech está no seu derradeiro dia. Mas, antes do fim do evento, esta manhã, o Centro de Conferência Joaquim Chissano, em Maputo, acompanhou a apresentação de Jacqueline Malaba, Responsável pelo Desenvolvimento de Negócio da VISA para África Austral. A oradora da África do Sul debruçou-se, nestas horas iniciais, sobre “Comércio Electrónico”, tema proposto para o debate moderado por Jeremias Langa, Jornalista da SOICO.

No lançamento do debate em causa, Jacqueline Malaba deu um panorama relativo às potencialidades do comércio electrónico, apontando alguns passos indispensáveis para que a iniciativa tenha o devido efeito. De acordo com a Responsável pelo Desenvolvimento de Negócio da VISA para África Austral, quando se fala do sucesso das transacções electrónicas, é fundamental que o utente do serviço sinta-se à vontade ao usá-lo, como se fizesse face a face. No entanto, só a vontade não é suficiente. “Também é preciso que haja facilidades para as pessoas pagarem bens e serviços por via on line, de forma segura”, sublinhou.

Ao longo da sua explanação, a primeira oradora do terceiro dia da feira digital afirmou ainda que o sucesso do comércio electronico é a indústria em si, pois só assim poder-se-á, “por exemplo, pedir acomodação a um hotel, pagar luz, água, propinas escolares, sem se formar filas enormes”. E Malaba acrescentou: “este tipo de negócio é ainda um desafio a levar a cabo, porque pode motivar o crescimento electrónico. A África do Sul tem sido bem-sucedida em termos de comércio electrónico. No resto do continente a evolução ainda é algo ténue. Portanto, o sucesso destes serviços dependem do envolvimento de todos actores”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos