O País – A verdade como notícia

“A mulher continua a participar activamente no desenvolvimento dos países”, Isaura Nyusi

Celebra-se hoje o Dia da Mulher Africana, que, este ano, se comemora sob lema “Unidade na diversidade, combate à violência e COVID-19, rumo ao empoderamento da mulher”. A propósito da efeméride, a Primeira-Dama de Moçambique enviou uma mensagem de felicitação às mulheres do continente, com destaque para as moçambicanas.

Na sua comunicação, enviada hoje, Isaura Nyusi diz que a mulher continua a participar activamente no desenvolvimento económico, social, cultural e político dos países, em particular de Moçambique.

“No nosso País, orgulha-nos o facto de termos mulheres a presidirem a Assembleia da República, o Conselho Constitucional, o Tribunal Administrativo e a Procuradoria-Geral da República. A nível da Assembleia da República, do universo dos 250 deputados, 107 são mulheres, que representam 42.8% e no Executivo, 10 (47,6%) dos 21 Ministros e 5 (33%) dos 15 Vice-Ministros são mulheres. Nas províncias, 3 (30%) dos 10 Governadores e 6 (54,5%) dos 11 Secretários do Estado também são mulheres”.

De acordo com Isaura Nyusi, os dados ilustram o compromisso do País na promoção da igualdade de género e da emancipação da mulher. “Ainda em torno da saúde e bem-estar da mulher, temos incentivado partos instituições, e também temos apostado na elevação do número de maternidades modelos para garantir partos seguros as mulheres e, com o mesmo intuito, o Presidente da República, justamente hoje, inaugurou o Hospital da Mulher na Cidade da Beira, que assinala mais um marco em prol da mulher”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos