O País – A verdade como notícia

A Huawei iniciou esta segunda-feira o seu programa de capacitação de quadros do aparelho do Estado

Maputo, 19 de Julho de 2021 – A Huawei iniciou esta segunda-feira o seu programa de capacitação de quadros do aparelho do Estado, em várias matérias, entre estas a 5G, computação em nuvem, gestão de dados, uso de telecomunicação para controle de energia nos sites e solução de redes para educação. Este programa, que irá abranger cerca de 500 funcionários, iniciou nos Ministérios da Defesa Nacional e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, com o discurso de abertura da Sua.Excia Ministro da Defesa Nacional, Jaime Bessa Neto, seguido pelo Diretor Geral da Huawei Mozambique, Wu Kui.

No seu discurso de abertura, o Ministro Jaime Neto, referiu que hoje o uso de tecnologias é mais exacerbado, mas necessário devido às limitações de adjuntamento sociais impostas pela pandemia da COVID-19. Igualmente, o Ministro mencionou que a evolução tecnológica mundial tem sido acompanhada da sofisticação de práticas que ameaçam a soberania das nações, como é o caso do cybercrime e outras acções com recursos a tecnologias de ponta usados para levar a cabo actividades solicitadas e a área da defesa não fica atrás destas ameaças.

Para contrapor esta ameaça, os países vêem-se, cada vez mais, engajados igualmente no uso da tecnologia para garantir, entre outros, a segurança e defesa efectiva dos seus territórios. Nesta crescente competitividade de desenvolvimento tecnológico mundial não se pode dissociar a Huawei. A Huawei é o futuro das tecnologias de informação e comunicação do globo, pois as soluções de comunicação que actualmente nos apresentam, como por exemplo a 5G, dão-nos a certeza de que estamos com um parceiro certo para formação dos nossos quadros.

Além disso, o Ministro revelou que o sector da defesa nacional encontra-se num processo de modernização das técnicas de defesa de modo a fazer face as actuais ameaças impostas, sobretudo pelos terroristas. Os terroristas nas suas acções fazem o uso dos diversos meios digitais e tecnologias de informação e comunicação desde computadores, rádios, telemóveis e drones, entre outros. Para nós, é importante que os nossos quadros tenham domínio e controlo da plataforma digital de comunicação e das tecnologias de informação e comunicação, de modo a participar e evitar acções terroristas. Por isso, é a nossa convicção que a formação, que hoje tem o início, constitui um passo importante para o processo de capacitação dos nossos quadros. Para tal, contamos com o apoio inestimável da Huawei Technologies Mozambique que sempre manifestou disponibilidade de capacitar o nosso pessoal.

Estamos convictos que esta é apenas o início de muitas actividades conjuntas no âmbito da nossa parceria, pois entendemos que só pode ser possível defender efectivamente a soberania do nosso país com o recurso também ao domínio dos últimos desenvolvimento da tecnologia. Para tal, acreditamos que a Huawei Technologies Mozambique é o parceiro ideal.” disse o Ministro da Defesa.

Por sua vez, o Diretor Geral da Huawei Mozambique, Sr. Wu Kui, considerou uma honra para a Huawei, como empresa líder global no fornecimento de Tecnologia de Informação e Comunicação (ICT) e dispositivos inteligentes, capacitar funcionários do aparelho do Estado a diferentes níveis, pelo facto de constituir um acto de grande valor para a empresa. Além disso, referiu que, adicionalmente, o acto transmite um nível de confiança do Governo para com a Por esta, a Huawei aspira fortalecer esta cooperação com o Governo Moçambicano, mediante a realização de diferentes actividades e eventos, por exemplo capacitações semelhantes à estas, doação de equipamentos à instituições estatais.

Vale mencionar que as acções desenvolvidas pelas Huawei têm contribuído para o processo de transformação digital no país e o desenvolvimento geral da infraestrutura de TIC. Associado a esse objectivo, a Huawei, ciente da sua responsabilidade social corporativa, procura igualmente contribuir para uma sociedade moçambicana cada vez melhor.

Por último, apelou aos participantes a engajarem neste programa para melhor obtenção do conhecimento a fim de aumentar a eficiência e produtividade dos órgãos governamentais e Institutos ” disse Wu Kui.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos