O País – A verdade como notícia

A festa vai começar

Catorze equipas,  26 jornadas de grandes emoções  e  sete províncias do país na rota da maior prova do calendário futebolístico moçambicano.

Luta renhida pela conquista do título e manutenção tranquila na elite do futebol moçambicano. É o que se advinha, a partir de sábado, 16 de Janeiro de 2021, quando se der o pontapé de saída da prova-mor  na paradisíaca vila turística de Vilankulo, palco do jogo de abertura do Moçambola -2021.

A bola volta a rolar para o gaudio dos adeptos que revelam “muita fome” do desporto rei. Este ano, face à pandemia da COVID-19, não se vai realizar o “habituê” festival de abertura, marcado por muita festa com actuação de músicos e grupos de dança que tem colorido a festa do futebol. A Liga Moçambicana de Futebol, segundo deu a conhecer o vice-presidente da agremiação, Augusto Pombuane, vai fazer um evento mais discreto com número de limitado de convidados para evitar a propagação da COVID-19.

Solicitada pelos clubes, que pretendem ter um encaixe financeiro e valorizar o espectáculo, a presença do público ainda é uma incógnita nos palcos que selecionados para acolher jogos do Moçambola. Às autoridades de saúde, caberá a última palavra.

Factor determinante para que a prova decorra sem sobressaltos, foi definido um protocolo sanitário conjuntamente com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Desporto e  Federação Moçambicana de Futebol  para que respeite as medidas de prevenção da COVID-19.

Os clubes, lembre-se, apresentaram uma proposta na qual se vai testar apenas atletas com sintomas para além daqueles que apresentarem temperaturas elevadas no processo de medição da temperatura corporal.

Sabe-se que o Ferroviário de Nacala irá fazer, numa primeira fase, os seus jogos no Estádio 25 de Junho, em Nampula, enquanto decorrem as obras de reabilitação do seu recinto.

A Liga Moçambicana de Futebol marcou, na semana passada, as três primeiras jornadas do Campeonato Nacional de Futebol.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos