O País – A verdade como notícia

A dois dias das eleições nos EUA, sondagens dão vantagem a Joe Biden

É já esta terça-feira que decorrem as eleições nos Estados Unidos da América. O republicano Donald Trump, actual presidente dos Estados Unidos, e o democrata Joe Biden, antigo vice-presidente norte-americano são os dois principais candidatos que lutam para conseguir 270 votos colegiais, suficientes para vitória presidencial.

As sondagens de votos mostram o democrata Biden ligeiramente a liderar as intenções de voto, situação que fez Trump indagar como isso foi possível, pois ele considera Biden um oponente preguiçoso e fraco.

Segundo análises feitas pelo jornal norte-americano Associated Press, Biden para obter uma vitória fácil só precisa manter os Estados que já estão sob o controlo dos democratas e conquistar mais três Estados, Pensilvânia, Michigan, Wisconsin que foram perdidos pela democrata Hillary Clinton nas eleições de 2016. Perdendo Pensilvânia, Biden terá de procurar 11 votos colegiais em outros Estados. A promessa eleitoral de Biden é de reunificar o povo norte-americano fortemente dividido e tomar medidas certas para acabar com o coronavírus que já infectou 9 milhões de pessoas e matou 230 mil nos Estados Unidos. Este Domingo, Biden reitera o seu pedido de voto na Pensilvânia.

Já o republicano Trump que viu os seus avanços na economia dos Estados Unidos serem drasticamente reduzidos pelo impacto da pandemia, diz que caso Biden vença, o país vai insuportavelmente enfrentar o novo vírus que é de lockdowns, algo perigoso à economia. Nos dois dias que faltam, Trump vai realizar 10 comícios, cinco por dia, na tentativa de renovar o seu mandato presidencial, apesar de ser alvo de críticas como gestão da pandemia e construção do muro entre EUA e México. Caso perca eleições, Trum será o primeiro presidente norte-americano desde 1992 a falhar renovação do mandato presidencial.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos