O País – A verdade como notícia

À atenção do Ferroviário: D’ Agosto e Inter projectam “provincial” de basquetebol

Fotos: O País

O Interclube e o 1º de Agosto, principais adversários do Ferroviário de Maputo na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, prova cujas datas e país ainda estão por indicar, projectam a sua participação no Campeonato Provincial de Angola, certame que arranca sábado, 22 de Janeiro.

Finalista vencido (pelo Ferroviário de Maputo) nas edições de 2018, em Maputo, e 2019, no Cairo, Egipto, o Inter tem agora como treinador Carlos Dinis, figura que sucedeu ao experiente Apolinário Paquete nas “polícias”.

O ex-treinador do ASA procura, nesta altura, segundo o Jornal de Angola, limar as últimas arestas para que as vice-campeãs africanas de clubes se apresentem em boa forma nesta competição na qual terão, certamente, o D’Agosto como principal adversário.

Para já, o “coach” ainda não recebeu garantias sobre reforços. A direcção do clube, escreve o diário, quer primeiro aproveitar a primeira competição da época para aferir o potencial da equipa e avaliar a necessidade ou não de contratar jogadoras estrangeiras.

O Inter somente conquistou, em 2021, a Supertaça de Angola falhando o Campeonato Provincial, Taça de Angola e a 36ª edição do Campeonato Nacional.

Já o 1º D’Agosto, conjunto que venceu ao Ferroviário de Maputo na final de 2017, por 65-51, em Luanda, Angola, acelera a sua preparação no Pavilhão Victorino Cunha para atacar esta competição que servirá de preparação para a Taça dos Clubes Campeões Africanos assim como as provas domésticas.

As “militares” reforçaram-se, ano passado, com as internacionais basquetebolistas moçambicanas Tamara Seda e Onélia Mutombene, jogadoras que foram determinantes para a conquista da Taça de Angola e “Nacional”.

De resto, Seda foi eleita MVP (jogadora mais valiosa) e marcadora do conjunto do Rio Seco na 36ª edição do Campeonato Angolano de Basquetebol sénior feminino, tendo para o efeito anotado 23 pontos no jogo 4 dos “play-offs” da final a melhor de cinco.

O Campeonato Provincial de Basquetebol de Angola contará com a participação do Inter (A e B), Maculusso, 1º de Agosto, 1º de Agosto Academia, Núcleo Desportivo La Bomba e Formiguinhas do Cazenga.

O Núcleo Recreativo Desportivo “La Bomba Basquete” abriu as “oficinas” no passado mês de Novembro. O conjunto trabalha às ordens do técnico Agdel Galiano. Sessões de exercícios físicos e tácticos, realizados no ginásio Dopp Estúdio, à Ilha de Luanda, dominam a preparação deste conjunto, que hoje volta a treinar duas vezes.

No período matinal, as meninas do bairro da Maianga trabalham no ginásio e, à tarde, afinam na quadra do Prédio do Livro os aspectos de ordem técnica e táctica, tendo em vista o “assalto” à primeira jornada do Campeonato Provincial.

Os Formiguinhas do Cazenga, por seu turno, depois de aplaudirem o início das competições femininas, de acordo com o treinador João Formosa, preocupa-se com o facto de as atletas terem ficado um período sem treinar, devido às obras de melhoramento do seu pavilhão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos