O País – A verdade como notícia

960 pessoas mordidas por cães este ano em Nampula

Novecentas e sessenta pessoas foram mordidas por cães este ano na província de Nampula e em três casos houve confirmação do vírus da raiva, mas não resultaram em mortos.

Celebra-se hoje o dia mundial de luta e prevenção contra a raiva. Na cidade de Nampula, o evento oficial contou com um personagem especial, uma cadela que resulta de um cruzamento entre as raças leão da rodésia e pittbul. O animal foi administrado a vacina contra a raiva, numa demonstração do trabalho que está a ser feito em toda a província para evitar o desenvolvimento e transmissão do vírus da raiva.

A vacinação é o método preventivo eficaz, uma vez que a raiva não tem cura em Humanos. Este ano, a província de Nampula registou 960 casos de mordedura canina, sendo que três confirmaram a presença do vírus da raiva, mas sem óbitos graças a pronta intervenção da Saúde.

A raiva é um problema de saúde pública em Moçambique e este ano em particular o assunto ganhou proporções alarmantes com os casos registados um pouco por todo o país e que testaram a capacidade do Ministério da Saúde em termos de provisão de doses da vacina antirrábica para as vítimas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos