O País – A verdade como notícia

800 mil pessoas estão em risco de fome durante a época-chuvosa 2018-2019

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) 800 mil pessoas estão em risco de passar fome durante a época-chuvosa 2018-2019.

A informação foi avançada no pela directora-geral do INGC, Augusta Maíta, no enceramento do XI Conselho Consultivo daquela organização.  

Maíta disse ainda que o Plano de Contingência do INGC prevê que até Março cerca de 1.5 milhão de pessoas sejam afectadas por diferentes tipos de eventos extremos.

As províncias de Inhambane, Sofala, Manica e Tete poderão ser as mais afectadas por chuvas fortes a partir deste domingo, segundo as previsões meteorológicas.  

Ainda no conselho consultivo, o INGC anunciou a criação de um projecto que visa minimizar os efeitos da seca nos distritos de Matutuíne, Magude, Chigubo e Chibuto.  

“Prontidão” foi o pano de fundo das discussões no XI Conselho Consultivo do INGC, que durou três dias, em Bilene, na província de Gaza, sob o lema “Prontidão Estratégica e Operacional na Gestão do Risco de Desastres, um Dever de Todos”.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos