O País – A verdade como notícia

800 mil pessoas estão em risco de fome durante a época-chuvosa 2018-2019

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) 800 mil pessoas estão em risco de passar fome durante a época-chuvosa 2018-2019.

A informação foi avançada no pela directora-geral do INGC, Augusta Maíta, no enceramento do XI Conselho Consultivo daquela organização.  

Maíta disse ainda que o Plano de Contingência do INGC prevê que até Março cerca de 1.5 milhão de pessoas sejam afectadas por diferentes tipos de eventos extremos.

As províncias de Inhambane, Sofala, Manica e Tete poderão ser as mais afectadas por chuvas fortes a partir deste domingo, segundo as previsões meteorológicas.  

Ainda no conselho consultivo, o INGC anunciou a criação de um projecto que visa minimizar os efeitos da seca nos distritos de Matutuíne, Magude, Chigubo e Chibuto.  

“Prontidão” foi o pano de fundo das discussões no XI Conselho Consultivo do INGC, que durou três dias, em Bilene, na província de Gaza, sob o lema “Prontidão Estratégica e Operacional na Gestão do Risco de Desastres, um Dever de Todos”.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos