O País – A verdade como notícia

Nyusi insta jovens informáticos a expandirem seu saber em prol do idoso

Celebra-se hoje, 1 de Outubro, o Dia Internacional da Pessoa Idosa que é comemorado anualmente com o objectivo de sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e consciencializá-la sobre a necessidade de proteger e cuidar das idosas e dos idosos.

De acordo com o Presidente da República, Filipe Nyusi, em Moçambique, o idoso tem os mesmos direitos que todos os outros e a sua idade não deve constituir motivo de discriminação, vitimização ou entrave ao gozo dos seus direitos. O idoso tem direito à vida, à segurança, à alimentação, à saúde, à educação, ao lazer, à cidadania, à crença, à dignidade, à justiça, à convivência com outros membros da família e comunidade e ao direito de ser bem tratado por todos.

O lema escolhido para as comemorações, “Por um mundo digital inclusivo às pessoas idosas”, Nyusi chama atenção para o fosso digital entre as gerações e para necessidade de todos contribuírem para a capacitação e formação dos concidadãos da terceira idade para permitir que dominem e utilizem os meios digitais para exercerem plenamente os seus direitos.

“Não é difícil imaginar as dificuldades enfrentadas por aqueles que não usam ou não têm o domínio do telefone celular para fazer transacções bancárias, receber as suas pensões ou subsídios sociais ou fazer a pré-marcação no tratamento de documentos pessoais ou para obter os resultados do teste de qualquer diagnóstico sanitário, como por exemplo, da COVID-19”, lê-se no comunicado de imprensa da Presidência da República.

Em conformidade com Nyusi, respeitar a pessoa idosa é reconhecer que os jovens de hoje serão os idosos de amanhã, porque envelhecer é inevitável. Além do amor que proporcionam às pessoas idosas são, segundo Nyusi, o ponto de equilíbrio, união e pilares das famílias, porque ajudam a moldar a nossa identidade, comportamentos e aspirações, através dos valores e conhecimentos que nos transmitem.

“Por isso, nesta ocasião da celebração do Dia Internacional da pessoa Idosa, em nome de todos os moçambicanos e em meu nome pessoal, endereço calorosas saudações para todas as idosas e todos os idosos, nossas joias e riqueza, por tudo que fizeram e continuam a fazer em prol do bem-estar das famílias e da sociedade moçambicana”, refere o documento.

Por ocasião da data, o Presidente da República endereçou uma palavra de apreço às famílias, comunidades, organizações de caridade e da sociedade civil, bem como às instituições governamentais que trabalham na protecção e cuidados das pessoas idosas, pela esperança e alegria que proporcionam ao idoso, muitas vezes, no meio de inúmeros desafios.

Nyusi terminou exortando a sociedade moçambicana e, em particular, aos jovens da geração da informática, para darem o seu contributo para que os idosos possam usufruir dos benefícios das tecnologias de informação e comunicação.

“Como Governo, continuaremos a fazer a nossa parte, adoptando legislação, produzindo regulamentos e implementando acções concretas para proteger e apoiar o Idoso”, concluiu Nyusi.

O programa em curso de Apoio Social Directo pós-Emergência no âmbito da COVID-19 e a inclusão das pessoas idosas no primeiro grupo-alvo no Plano Nacional de Vacinação Contra a Covid-19 são exemplos mais recentes da nossa permanente atenção aos direitos da pessoa idosa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos