O País – A verdade como notícia

59 mil bilhetes de identidade por levantar na DIC

59 mil pessoas ainda não foram levantar o novo Bilhete de Identidade que está em vigor há quatro meses em todo país. Por outro lado, os utentes queixam-se de morosidade no processo de levantamento dos documentos. A Direcção Nacional de Identificação Civil reconhece o problema e diz que está com dias contados.

Toda vez que o sol nasce, Aurélio Timano de 55 anos, escala as escadas da Direcção Nacional de Identificação Civil na esperança de ter o documento, mas resposta é sempre a mesma: "ainda não temos esse BI". Timano tratou o Bilhete de Identidade em Fevereiro deste ano.

"Não estou a entender qual é o motivo disto aqui, não estou a entender de facto", disse Aurélio Timano.

E as consequências da demora do Bilhete de Identidade já são visíveis na vida da esposa de Aurélio Timano.

"Praticamente a pessoa perde até oportunidade de emprego. Você não vai a uma instituição sem B.I", afirmou Timano.

A Direcção Nacional de Identificação Civil admite a demora no levantamento dos Bilhetes de Identidade e garante para breve a resolução do problema.

"Nós estamos a trabalhar, tanto que a quantidade de processos por regularizar neste momento não são muitos. Tínhamos muitos processos por regularizar mas estamos a trabalhar…Só na semana finda tínhamos um pouco mais de 10 mil bilhetes de identidade com a situação regularizada. Então temos pouco número de bilhetes de identidade", disse Alberto Sumbana, Porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil.

Contrariamente a este cenário, há 59 mil pessoas que não foram levantar os seus bilhetes de identidade nos primeiros quatro meses deste ano em todo país. Diariamente, a Direcção Nacional de Identificação Civil produz 15 mil bilhetes de identidade.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos