O País – A verdade como notícia

45 anos de independência: Alemanha, Canadá e Palestina felicitam Moçambique

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu mensagens de felicitação dos seus homólogos da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, da Governadora Geral do Canadá, Julie Payette, e do Presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, por ocasião do 45º aniversário da Independência Nacional.

Na sua mensagem, o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, apresenta ao seu homólogo e aos concidadãos moçambicanos as cordiais felicitações pela passagem do aniversário da Independência Nacional.

“A implementação do Acordo de Paz, a reconstrução após ciclones devastadores no ano passado e as repercussões da crise da Covid-19 que nos afectam a todos colocam o seu país perante grandes desafios na configuração do seu desenvolvimento político, económico e social. Para a superação destes desafios, desejo-lhe muita sorte e sucesso. Pode, o senhor Presidente, estar certo de que, também no futuro, a Alemanha estará ao lado de Vossa Excelência e do povo moçambicano enquanto parceiro de confiança”, sustenta o Estadista alemão.

A Governadora Geral e Representante Oficial da Rainha Elizabeth II de Direito do Canadá, Julie Payette, refere, por seu lado, que, por ocasião do Aniversário da Independência da República de Moçambique, endereça, em nome de todos os canadianos, calorosas felicitações e saudações ao Presidente Nyusi e aos moçambicanos.

“Este ano, reconhecemos os desafios excepcionais que o mundo enfrenta como resultado da pandemia da COVID-19, sendo importante unir esforços entre Nações durante este período difícil.

O Canadá valoriza a relação com Moçambique através da nossa filiação à Francofonia e Commonwealth, onde os nossos países cooperam em vários domínios de prioridade global em particular na área da Saúde e Educação, Igualdade do Género, Empoderamento da Mulher e Rapariga e a Economia Azul”, lê-se na mensagem da Governadora geral do Canadá

A Governante acrescenta que “Estamos orgulhosos pelo crescimento da comunidade lusófona no Canadá e pelos nossos vínculos fortes com parceiros da CPLP como Moçambique, por isso, o Canadá requereu recentemente o estatuto de Observador na CPLP”.

Por seu turno, o Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, endereça em nome do povo e no seu próprio as sinceras felicitações ao Presidente Nyusi, o Governo, o amistoso povo moçambicano e ao país, desejando muito progresso e prosperidade.

“Apraz-nos louvar as vossas iniciativas tomadas com prudência na condução do Vosso país diante do combate a pandemia da Covid-19, para garantir saúde para o vosso povo e ao mundo em gral. Aproveitamos esta oportunidade para reafirmar à Vossa Excelência, a nossa maior satisfação com as relações de amizade que unem os nossos dois povos e países, assim como apreciamos fortemente a vossa posição de apoio ao nosso povo à sua causa justa para a conquista da liberdade, independência e soberania a terras do nosso país com a sua capital Jerusalém Oriental”, lê-se na mensagem do governante palestino.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos