O País – A verdade como notícia

OJM existe há 43 anos: “vamos continuar a pressionar o Governo”

A Organização da Juventude Moçambicana (OJM) diz que pretende pressionar mais o Governo para que este faça mais pelos jovens. Este domingo, a organização completa 43 anos de existência.

O dia 29 de Novembro marca mais um aniversário da OJM. Para assinalar o 43º aniversário, a agremiação na cidade de Maputo escolheu a Praça dos Heróis Moçambicanos, onde depositou uma coroa de flores em memória e homenagem àqueles que deram a vida pela Nação.

“Hoje os jovens têm outros desafios diferentes dos jovens de 25 de Setembro. Queremos que o país cresça, queremos ter mais escolas”, disse o secretário da OJM na cidade de Maputo, António Mahumane, para quem “antes da independência tivemos apenas três ou quatro jovens licenciados. Hoje, temos milhares e milhares de jovens licenciados. Mas não queremos que isso termine só nos canudos, queremos que esses jovens usem as suas energias e seus saberes para construir este país”.

Mahumane acredita que “é a juventude que tem que garantir o desenvolvimento do país e a defesa da soberania nacional. Então, ela nunca deve esperar que alguém faça algo por nós” de modo a resolver os problemas do país.

Um exemplo disso, recordou a fonte, foram os jovens da “geração 25 de Setembro”, que arregaçaram as mangas e enfrentaram com sucesso os desafios que se impunham ao país naquela altura.

É por isso que os jovens de hoje levaram rosas e deixaram-nas em frente à cripta de figuras como Samora Machel vários outros que na juventude lutaram por Moçambique.

“Entendemos nós que o país está a crescer e o Governo está a ser mais aberto para com a juventude, mas naturalmente que precisamos de continuar a pressionar, não vamos relaxar com” o que o Executivo tem feito. “Vamos continuar a pressionar para ver se o Governo nos (con)ceda mais do que aquilo que tem (con)cedido”, garantiu.

A OJM diz que tem mais de 39 mil membros na cidade de Maputo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos