O País – A verdade como notícia

25 hectares infestados pela praga de lagarta de funil de milho em Morrumbala

O distrito de Morrumbala está a ser assolado pela lagarta de funil de milho. Na primeira campanha agrícola pelo menos 25 hectares foram infestados ao longo da baixa do Rio  chire. A situação preocupa as autoridades que no entanto garantem estar a fazer de tudo para inverter a situação.  

Para além da baixa do Rio chire, o posto administrativo de Megaza também foi assolado pela praga do funil de milho. O administrador distrital de Morrumbala diz que ainda com os estragos verificados não existe bolsa de fome.

“Estamos a ser assolados com praga de funil nos postos administrativos de Chire, em Megaza, são os postos em que se pratica em grande medida a segunda campanha agrícola e também foram assolados com cheias e inundações”, informou Pedro Sapange-administrador de Morrumbala.
 
Para fazer face a situação, o governo distrital alocou 16 litros de pesticidas para combater a lagarta de funil de milho. A medida visa inverter a situação na segunda época da campanha agrícola.
 
“Os 16 litros vão cobrir mais ou menos 900 hectares dessa área. A praga não só está a devastar as culturas do milho, mas também de batata-doce”, acrescentou.

Refira-se que o distrito de Morrumbala é um dos que mais produz milho ao nível da província da Zambézia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos