O País – A verdade como notícia

21 dos 43 casos positivos no basquetebol já fizeram testes PCR

21 dos 43 intervenientes da final e jogo de atribuição do terceiro lugar no Torneio Nutrição de basquetebol, que testaram positivo para a  COVID-19, realizaram, este domingo, os testes PCR no Parque dos Continuadores. Os resultados deverão ser conhecidos até terça-feira.

24 horas depois da buzina ter soado no basquetebol da capital, com o anúncio de 43 casos positivos da COVID-19, os casos  “positivos” foram sujeitos à testagem PCR num espaço aberto para se aferir a sua positividade.

O processo foi conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde, em coordenação com a Comissão de Monitoria e Controlo da COVID-19 e Secretaria de Estado de Desporto, abrangendo um total de 21 elementos das equipas do Maxaquene (faltam 3), A Politécnica (faltam 4), árbitros e oficiais de mesa.

Os elementos do Costa do Sol, num total de 14, deverão fazer o teste PCR esta segunda-feira. “Escolhemos o Parque dos Continuadores por ser um espaço aberto e estar bem localizado no sentido de as pessoas poderem chegar aqui com facilidade. Iniciámos o trabalho. O trabalho vai decorrer. Neste momento, testámos 21 pessoas e recorro a este termo, porque estamos a incluir atletas, treinadores, árbitros e pessoal de apoio. Estão em falta 22 pessoas. Teremos, obrigatoriamente, que abranger todos”, começou por explicar Adélia Ndeve, responsável pela Comissão de Monitoria e Controlo da COVID-19.

Os testes rápidos não têm uma fiabilidade de 100%, por isso se recomendou a realização do PCR cujos resultados serão conhecidos dentro das próximas 48 horas.

A colaboração da Secretaria de Estado de Desporto, que se fez representar pela directora do Fundo de Promoção Desportiva, Amélia Chavana, foi determinante para que os testes PCR fossem antecipados e se realizassem em um espaço curto após divulgação dos resultados da primeira ronda.

“É uma questão de apoio solidário. Estamos todos envolvidos neste trabalho. Eu tenho que agradecer a doutora Amélia Cabral Chavane, directora do Fundo de Promoção Desportiva, pelo grande apoio. Aliás, ela esteve a trabalhar na questão do inquérito”, destacou.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos