O País – A verdade como notícia

10 cruzamentos da cidade de Maputo com semáforos avariados

Há dez cruzamentos da cidade de Maputo com semáforos sem funcionar, há mais de três semanas, devido a roubo de cabos e restrições no fornecimento de energia. A Autarquia de Maputo estima que a reparação de apenas três cruzamentos com semáforos vandalizados custe cerca de 200 mil meticais.

A explicação é que alguns foram vandalizados e outros sofrem, quase sempre, restrições no fornecimento de energia. No cruzamento entre as avenidas de Angola e Joaquim Chissano, depois de uma viatura derrubar um semáforo, desconhecidos puxaram e roubaram um cabo de cerca de 30 metros.

O mesmo aconteceu na esquina entre as avenidas Joaquim Chissano e Acordos de Lusaka e 24 de Julho e Olof Palm. A razão é que os cabos são de cobre e têm grande valor comercial. Uma vandalização que, só nestes três pontos, causou à Autarquia de Maputo um prejuízo de cerca de 200 mil meticais. Já em outros sete pontos localizados ao longo das avenidas das FPLM, Estrada Circular de Maputo e Olof Palm não há energia para pôr nos semáforos a funcionar.

O Conselho Municipal diz que a vandalização de semáforos não é um problema de hoje e pondera trocar os cabos de cobre por alumínio, este último sem grande valor comercial.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos