A Comissão Nacional de Eleições de Moçambique (CNE) está a trabalhar com “todo o afinco”
para que os resultados finais das eleições gerais da semana passada sejam anunciados dentro dos prazos legais, informou hoje o porta-voz do órgão. De acordo com a lei eleitoral moçambicana, a CNE tem um prazo de 15 dias para divulgar os resultados das eleições, a contar da data do escrutínio. As eleições gerais, as quartas na história do multipartidarismo em Moçambique, tiveram lugar no último dia 28.
O porta-voz da CNE, Juvenal Bucuane, disse hoje à Lusa em Maputo que “tudo está a ser feito para que os prazos da divulgação dos resultados sejam cumpridos”.
“Reforçamos o pessoal dos órgãos eleitorais centrais, envolvendo no apuramento nacional e central pessoal da província de Maputo, para dar celeridade ao processo”, frisou Juvenal Bucuane.
Também para que os prazos sejam respeitados, a tarefa de requalificação dos votos nulos foi incumbida a um grupo e a de apuramento central dos votos válidos a outro grupo, acrescentou o porta-voz da CNE.
Juvenal Bucuane descreveu o processo de apuramento dos resultados das eleições gerais deste ano como “mais complexo, porque, pela primeira vez, também se realizaram eleições para as assembleias provinciais, em simultâneo com as presidenciais e legislativas”.
“O processo ficou mais pesado, com a realização de três escrutínios em simultâneo, sem que os prazos tenham sido alargados”, sublinhou o porta-voz da CNE.
O apuramento parcial, feito pelos membros das mesas de voto, e o intermédio, da alçada dos órgãos eleitorais provinciais, deram uma larga vantagem ao actual chefe de Estado nas presidenciais, Armando Guebuza, e ao seu partido, FRELIMO, nas legislativas.
O principal partido da oposição, RENAMO e o seu líder Afonso Dhlakama, averbam uma pesada derrota, de acordo com os resultados parciais e intermédios.





Comentrios
SERÁ QUE A FRELIMO TAMBÉM É RESPONSÁVEL PELO NÃO ENVIO DAS RECLAMAÇÕES?
PAREM DE RECLAMAR, PREPAREM-SE PARA OS PRÓXIMOS PLEITOS.
ESTÃO COM O COMPORTAMENTO DO DHLAKAMA…PASSAM A VIDA A GRITAR FRAUDE E NUNCA AS ENCAMINHAM AS AUTORIDADES COMPETENTES.
jUVENAL Citao
Juvenal Citao