O País – A verdade como notícia


ÚLTIMAS


ÚLTIMAS

Destaques

NOTÍCIAS

O realizador moçambicano Gabriel Mondlane deve estrear, este mês, o seu mais novo filme intitulado “o Sangue de Vovo”.
O Sangue de Vovo, neste momento na sala de edição, é uma longa metragem que narra a história de uma menina que foge com o seu namorado para a cidade, deixando para trás a sua mãe, numa aldeia remota, em guerra.

Segundo o cineasta, a história do filme, com final feliz, é da autoria do escritor Mia Couto, escrita nos anos 80, numa altura em que o país atravessava momentos difíceis, devido à Guerra dos Dezasseis Anos.

Gabriel Mondlane é autor de vários filmes, entre os quais Chicualacuala, Terra Agonizada, Árvore Sagrada, Dança para Ti, Voz, A história do Mineiro, Silêncio da Mulher, Campo meu futuro, Ondas Comunitárias, Voz Nocturna e Guemulene Trilhando o Sonho.

Vídeos

NOTÍCIAS

O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou, através de Despachos Presidenciais separados, Maria Lucas para o cargo de Alto Comissário da República de Moçambique junto da República das Seychelles e Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Moçambique junto da República do Madagáscar.

A diplomata exerce as novas funções com residência em Pretória, onde actualmente ocupa o cargo de Alto Comissário de Moçambique junto da República da África do Sul.

A selecção nacional de futebol de praia alcançou, hoje, a sua primeira vitória no Torneio COSAFA, ao derrotar a sua congénere da Tanzânia, por 5-4, em jogo da segunda jornada do Grupo B. 

Foi uma vitória sofrida, mas suficiente para curar as feridas da derrota pesada contra o Marrocos na abertura da prova.  Os sinais apontavam para um jogo difícil para a selecção nacional, que precisava inevitavelmente ganhar, de modo a relançar as esperança de se qualificar para a segunda prova da prova.  Nesse sentido, assumiu a responsabilidade de quem queria alcançar tal feito, impondo-se perante o seu adversário. 

O combinado nacional chegou primeiro ao golo, através de Rachid, num lance em que o guarda-redes tanzaniano foi mal batido.  A disposição era alta, de tal sorte que não dava espaço para a Tanzânia assentar o seu jogo. Não espantou, por isso, que a turma moçambicana apontasse o segundo golo.

Moçambique no seu melhor momento. A resistência era de forma tímida, mas o suficiente para, num e noutro momento, abanar a estrutura moçambicana. A Tanzânia reduziu a desvantagem no marcador. A selecção nacional foi ao intervalo a vencer. 

Na segunda parte, os tanzanianos voltaram transfigurados. Acreditaram que era possível mudar a história do jogo. Moçambique passou a jogar na sombra da sua grandeza. A eficácia nos momentos cruciais andava longe, o que permitiu que os tanzanianos se agigantassem e discutissem o jogo de forma equilibrada. 

O conjunto tanzaniano marcava e reduzia a desvantagem. Apesar da falta de concentração, o combinado nacional manteve-se firme, acabando por terminar a partida em vantagem. 5-4. Moçambique defronta a Angola na última jornada, numa partida em que precisa vencer para garantir a qualificação para a fase seguinte. António “Figo” Namape foi eleito o homem do jogo. 

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu, este domingo, as eleições presidenciais com 87,8% dos votos. A margem de vitória do presidente russo foi a mais elevada de sempre, superando os 76,7% dos votos conseguidos nas eleições de 2018.

As primeiras projeções foram divulgadas pelo Centro Russo de Pesquisa de Opinião Pública (VCIOM), de acordo com a agência Reuters.

Desta forma, Putin conquistou nestas eleições o seu quinto mandato como Chefe de Estado da Rússia, que deverá manter até ao ano de 2030. Nessa altura, Putin terá 77 anos, e terá a possibilidade de um mandato adicional até 2036, devido a uma alteração constitucional feita em 2020.

O segundo candidato mais votado foi o comunista Nikolai Kharitonov, com 4% dos votos, seguido do representante do partido Novo Povo, Vladislav Davankov, com 3,86%. O último candidato é o ultranacionalista Leonid Slutski, com 3% dos votos.

A oposição ao Kremlin não pôde concorrer às eleições, uma vez que a comissão eleitoral não registou os seus candidatos por várias razões técnicas ou questões formais, devido ao seu apoio à paz na Ucrânia.

O sufrágio, segundo escreve a Lusa, ficou marcado por vários protestos de russos que quiseram demonstrar o seu descontentamento com a governação de Putin. 

Estão a aumentar os casos de hepatite E nos campos de refugiados no Chade, o facto deve-se às más condições sanitárias e a escassez de água potável que o país vive, desde a eclosão de conflitos no vizinho Sudão.

Há cerca de um ano que o Sudão vive uma crise, devido ao conflitos entre generais de exércitos rivais, que já provocou centenas de deslocados para o vizinho Chade.

Os campos de refugiados andam superlotados e isso aumenta o risco da eclosão de doenças.

Os médicos sem fronteira falam do aumento exponencial de casos de Hepatite E, onde já há registo de 954 casos positivos, devido às más condições sanitárias e à escassez de água potável.

As equipas dos MSF que trabalham nos acampamentos de Adre, Aboutengue, Metché e Al-Acha observaram que a maioria dos casos – 469 – ocorreu no campo de Adre, onde 122.000 pessoas estão à espera de serem realojadas em campos de refugiados mais permanentes.

As autoridades explicam que a hepatite E é uma infecção viral altamente contagiosa transmitida principalmente através de água contaminada, e encontra terreno fértil onde há campos com apenas uma latrina para 677 pessoas

O internacional moçambicano,  Geny Catamo,  viu o seu valor de mercado a valorizar na plataforma Transfermarket, subindo  de 4 para 8 milhões de Euros. Geny foi ainda eleito para o melhor onze da vigésima quinta jornada da Liga Portuguesa de Futebol. 

É uma sucessão de eventos incríveis e de sucesso  para Geny Catamo, melhor jogador moçambicano da actualidade. 

E, como tabela, o mais referenciado para dar o salto para a Liga Inglesa, considerada a mais cotada do mundo. 

No dia 8 de Março, a renomada plataforma “Transfermarket” subiu o seu valor de mercado em 100%, passando de 4 para 8 milhões de euros.

Dois dias depois, Geny Catamo  assinou um golaço, confirmando, pois claro, que pode  contribuir para o êxito colectivo em Alvalade. 

E foi determinante para manter o Sporting na liderança da Liga Portuguesa de Futebol.

E não era tudo. Rendidos à sua classe, os jornais “A Bola”, “O  Jogo” e  “Record” elencaram o craque moçambicano para o melhor onze da vigésima quinta jornada da Liga Portuguesa.

O presidente do Banco Africano de Desenvolvimento apela ao fim dos empréstimos concedidos em troca de fornecimento de petróleo ou minerais essenciais do continente utilizados em smartphones e baterias de automóveis eléctricos, acordos que ajudaram a China a ganhar controlo sobre mineração e deixaram alguns países africanos em crise financeira.

Actualmente, diversos países de África contraem empréstimos e os recursos naturais são dados como garantias, o que para o presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, tem de acabar, e tem como exemplo acordos entre Congo e China.

“Eles são maus, antes de mais nada, porque não é possível definir um preço adequado para os activos. Se você tem minerais ou petróleo no subsolo, como definir o preço de um contrato de longo prazo? É um desafio”, disse Akinwumi Adesina numa entrevista à Associated Press em Lagos, na Nigéria.

O pagamento de empréstimos é frequentemente apresentado como uma forma de os beneficiários obterem financiamento para projectos de infra-estruturas e de os credores reduzirem o risco de não receberem o seu dinheiro de volta.

A mudança para energias renováveis ​​e veículos eléctricos causou um aumento na procura de minerais essenciais, impulsionando este tipo de empréstimos. Isso inclui um acordo China-Congo que fortalece a posição de Pequim na cadeia de abastecimento global de veículos eléctricos e outros produtos, à medida que explora as maiores reservas mundiais de cobalto, um mineral usado para fabricar baterias de iões de lítio.

Adesina, cuja instituição sediada em Abidjan, na Costa do Marfim, ajuda a financiar o desenvolvimento nos países africanos, disse que estes acordos apresentam uma série de problemas.

O dirigente destacou a natureza desigual das negociações, com os credores normalmente a manterem a vantagem e a ditarem os termos às nações africanas com dificuldades financeiras. Este desequilíbrio de poder, juntamente com a falta de transparência e o potencial para a corrupção, cria um terreno fértil para a exploração.

“Estas são as razões pelas quais digo que África deveria pôr fim aos empréstimos garantidos por recursos naturais. Os países a renegociar os empréstimos que são assimétricos, não transparentes e com preços errados”, disse Adesina.

Adesina disse que empréstimos garantidos com recursos naturais representam um desafio para os bancos de desenvolvimento como o seu e o Fundo Monetário Internacional, que promovem a gestão sustentável da dívida.

Os países podem ter dificuldades para obter ou reembolsar empréstimos destas instituições porque têm de utilizar os rendimentos dos seus recursos naturais, normalmente cruciais para as suas economias, para saldar dívidas ligadas aos recursos.

Adesina mencionou especificamente a crise financeira paralisante do Chade após um empréstimo garantido pelo petróleo do comerciante de commodities Glencore deixou a nação da África Central a utilizar a maior parte das receitas do petróleo para saldar a sua dívida.

Depois de o Chade, Angola e a República do Congo terem contactado o Fundo Monetário Internacional em busca de apoio, o credor multilateral insistiu na renegociação dos seus empréstimos garantidos por recursos naturais.

Pelo menos 11 países africanos contraíram dezenas de empréstimos no valor de milhares de milhões de dólares garantidos pelos seus recursos naturais desde a década de 2000, e a China é de longe a principal fonte de financiamento através de bancos políticos e empresas ligadas ao Estado.

Negociantes de commodities e bancos ocidentais, como Glencore, Trafigura e Standard Chartered, também financiaram negócios de petróleo por dinheiro, nomeadamente com a República do Congo, o Chade e Angola.

E mais, Adesina, ex-ministro nigeriano da Agricultura, revelou que a nova Aliança para Infra-Estruturas Verdes em África do Banco Africano de Desenvolvimento pretende mobilizar 10 mil milhões de dólares para ajudar os países a financiar infra-estruturas sustentáveis, incluindo nos sectores da energia e dos transportes, o que poderia limitar o fascínio de financiamento problemático.

Akinwumi Adesina é o 8º presidente eleito do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento. Foi eleito pela primeira vez para o cargo em 28 de maio de 2015 pelo Conselho de Governadores do Banco nas suas Reuniões Anuais realizadas em Abidjan, Costa do Marfim.

Enquanto ministro da Agricultura na Nigéria, de 2011 a 2015, Adesina colocou fim a 40 anos de corrupção no sector de fertilizantes ao desenvolver e implementar um sistema de carteira electrónica, que fornece directamente aos agricultores insumos agrícolas subsidiados em grande escala através dos seus telemóveis.

A Rússia realiza entre hoje e domingo eleições presidenciais, nas quais é esperada a recondução de Vladimir Putin para um quinto mandato presidencial até 2030.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, 112,3 milhões de eleitores são chamados a votar nos próximos três dias na Rússia e também nas regiões ocupadas na Ucrânia e na península ucraniana da Crimeia.

Esta é a primeira vez que as presidenciais russas se desenrolam em três dias, o que tem sido observado pelos analistas como um instrumento potencial de manipulação eleitoral, adicionando-se também a estreia da possibilidade de votação ‘online’ em 29 regiões e o aumento do risco de um controlo mais apertado através dos serviços de informações (FSB).

De acordo com a Lusa, as eleições são vistas como uma mera formalidade com um vencedor antecipado, tendo sido autorizadas apenas candidaturas classificadas como amigáveis em relação ao Kremlin (presidência): Nikolai Kharitonov, do Partido Comunista, Leonid Slutsky, do nacionalista Partido Liberal Democrata, e Vladislav Davankov, do Novo Partido Popular.

No dia 16 de Fevereiro, o mais conhecido líder da oposição russa, Alexei Navalny, cuja tentativa de concorrer contra Putin em 2018 foi rejeitada, morreu repentinamente na prisão em circunstâncias pouco claras, enquanto cumpria uma pena de 19 anos por acusações de extremismo.

Menos de uma semana depois, o Supremo Tribunal da Rússia rejeitou um recurso do opositor Boris Nadezhdin, que se manifesta abertamente contra a guerra na Ucrânia, após a deliberação da Comissão Eleitoral Central que recusou a sua candidatura por irregularidades processuais.

A própria candidatura de Putin está envolta numa teia de suspeição, após o Presidente russo ter sido acusado de violação da lei, ao avançar com a reforma constitucional para abrir caminho à sua reeleição por mais seis anos, escreve a Lusa.

Em 2018, Putin venceu na primeira volta com 77,7%, deixando a larga distância os outros candidatos, num acto eleitoral que teve uma participação registada de 67,54%, embora observadores e eleitores individuais tenham relatado violações generalizadas, incluindo enchimento de urnas e votações forçadas.

A cidade de Quelimane registou a maior subida do nível geral de preços com cerca de 7,51% em Fevereiro do ano passado, se comparado com o período similar de 2023, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na lista dos locais com maior subida de preços está ainda Xai-Xai, com 4,50%, província de Inhambane (4,47%) e cidades de Maputo (4,17%), Beira (3,44%), Chimoio (2,92%), Nampula com 2,82% e Tete (2,33%).

“Os dados do mês em análise, quando comparados com os de igual período de 2023, indicam que o  país registou uma subida do nível geral de preços na ordem de 4,00%”, conclui o Instituto Nacional de Estatística.

 De acordo com o Banco de Moçambique, a redução da inflação anual é explicada, essencialmente, pelo comportamento favorável dos preços dos produtos alimentares, explicação sustentada pelos dados do INE.

“As divisões de educação e de alimentação e bebidas não alcoólicas foram as que tiveram maior subida de preços, ao variarem com 8,61% e 6,89%, respectivamente”, pode ler-se no mais recente documento do INE.

De Janeiro para Fevereiro último, entre os produtos que tiveram aumento de preços, destaque vai para o feijão manteiga (7,8%), o tomate (5,5%), o peixe seco (3,8%), o ensino superior particular (3,4%), a couve (5,0%) e o açúcar castanho (5,0%). 

A Porsche Carrera Cup Asia (PCCA) anunciou cinco talentos para a próxima temporada de 2024, destaque para o mais internacional piloto de Moçambique, Rodrigo Almeida, que fará sua primeira temporada completa na Ásia, competindo na corrida R&B pilotando o fantástico carro 911 GT3. 

Rodrigo Almeida tem tido uma forte carreira de júnior, o que despertou interesse na consagrada marca de automóveis Porsche.

Com enorme talento, o piloto moçambicano já conquistou dois pódios no Campeonato Português de GT em 2021 ao comando de um Porsche 911 .

A competição, na qual Rodrigo Almeida irá tomar parte, será reforçada por cinco talentosos jovens pilotos ingressando em suas fileiras como parte do Talent Pool 2024.

A iniciativa Pool faz parte da nossa estratégia de longo prazo, pois traz jovens pilotos promissores para a série para impulsionar a competição e produzir corridas mais emocionantes para os fãs. Estamos ansiosos para apoiar e trabalhar com os pilotos do Talent Pool e cultivando suas habilidades enquanto percorrem alguns dos melhores circuitos da Ásia em 2024.

Rodrigo Almeida, estou muito ansioso por conduzir o Porsche na Carrera Cup Asia, o 911 é fantástico e a sensação é fenomenal, estou muito entusiasmado! 

A equipa R&B e a Porsche receberam-me da melhor maneira possível, um agradecimento especial à Porsche por me ter dado esta oportunidade de participar. Penso que este campeonato vai ser muito competitivo, porque estar num cup é diferente de estar num campeonato normal de GT, vou dar o meu melhor para obter alguns bons resultados e de certeza que vou gostar e aprender algumas coisas novas.

Alexandre Imperatori, gerente da Porsche Carrera Cup Ásia, destacou a integração de Rodrigo Almeida e outros jovens pilotos talentosos: “A temporada 2024 da Porsche Carrera Cup Ásia é parece ser realmente emocionante e estamos muito satisfeitos por ter cinco pilotos promissores como parte do nosso banco de talentos. Alessandro provou sua habilidade com suas atuações em 2023, e estamos muito felizes por ter o oficial Porsche Junior competindo conosco. Da mesma forma, Nazim pilotou muito forte durante a sua primeira Porsche Carrera Cup da Ásia, enquanto Mathys, Rodrigo e Dylan vieram até nós através do Talent Pool Assessment o que nos impressionou com seu desempenho. Estamos ansiosos para ver seu desempenho na pista de corrida este ano e acompanhando-os à medida que se desenvolvem dentro da pirâmide da Porsche.”

Alexandre Gibot, Diretor Geral da Porsche Motorsport Asia Pacific Ltd.: “A Porsche Carrera Cup Asia tem sido uma grande parte do automobilismo na região há mais de duas décadas, e estamos muito satisfeitos em ver a série continuar a se desenvolver em 2024. Como a maior série One-Make da Porsche Motorsport Asia Pacific, o Talent.

+ LIDAS

Siga nos

Galeria