Quantcast
Início Internacional Internacional Palestina acusa Romney de comentários racistas e odiosos

Palestina acusa Romney de comentários racistas e odiosos

O republicano comparou as diferenças culturais.

Os palestinianos acusaram o candidato republicano à presidência dos EUA de racismo, depois de Mitt Romney ter sugerido que as disparidades entre Israel e as economias palestinianas têm uma explicação cultural – a terra foi escolhida pela “mão da providência”, disse. A Palestina critica, igualmente, o adversário de Barack Obama por não se referir durante a sua recente visita a Jerusalém à ocupação israelita da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

Romney salientou, durante a visita de segunda-feira, que o Produto Interno Bruto (PIB) de Israel é cerca do dobro do palestiniano, o que, na sua opinião, representa uma “forte e dramática diferença” na vitalidade económica da região. O candidato disse que o PIB per capita em Israel era de 21.000 dólares e que o PIB per capita palestiniano era de 10.000 dólares. Na realidade, de acordo com CIA, a diferença é muito grande: 31,400 dólares contra 2,900 dólares.

Romney acrescentou ainda que as suas opiniões têm por base a leitura de dois livros que terão moldado a sua opinião: um deles explica que a geografia determina o sucesso ou o fracasso de uma sociedade (“Guns, Germs and Steel”, de Jared Diamond) e o outro explica a importância da cultura numa sociedade (“The Wealth and Poverty of Nations”, de David Landes).

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»
 

Comentários


publicidade

Moeda

Compra

Venda

DolarUSD 29,30 29,90
Rand ZAR 3,07 3,13
EuroEUR 37,8838,64
LibraGBP44,2445,14
IeneJPY0,28850,2943
Faixa publicitária

Edição Impressa - O País Económico

Edição Impressa 193