Quantcast
Início Internacional Internacional Rússia quer reunião internacional para salvar plano para Síria

Rússia quer reunião internacional para salvar plano para Síria

O chanceler russo, Sergei Lavrov, propôs, ontem, uma ampla reunião internacional, incluindo Irão e Turquia, para discutir a crise na Síria e resgatar as possibilidades de sucesso do plano de paz mediado pelo enviado da ONU e das Liga Árabe, Kofi Annan.

“Acreditamos que seja necessário montar uma reunião de países com influência real sobre diferentes grupos da oposição. Não há tantos”, disse Lavrov, durante visita a Pequim.

“São todos os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, países importantes na região, a Turquia, Irão e não se deve esquecer a Liga Árabe, a Organização da Conferência Islâmica. A UE poderia contribuir, eu acho.”


O ministro russo disse que a reunião seria “diferente das reuniões dos Amigos da Síria, que são devotadas a apoiar o Conselho Nacional da Síria e as suas exigências radicais - seria para que todos os actores externos concordem, honestamente e sem duplos padrões, em cumprir o plano de Kofi Annan, porque todos nós o apoiamos”.


Rússia e China têm usado o seu poder de veto no Conselho de Segurança para impedir qualquer tipo de punição ao seu aliado Bashar al-Assad, presidente da Síria, cujas forças são acusadas pela ONU de já terem matado mais de 10 mil pessoas em 15 meses de repressão a protestos pró-democracia.
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

 

Comentários


publicidade

Moeda

Compra

Venda

DolarUSD 29,30 29,90
Rand ZAR 3,06 3,12
EuroEUR 37,6438,40
LibraGBP44,0944,99
IeneJPY0,28700,2928
Faixa publicitária

Edição Impressa - O País Económico

Edição Impressa 192